Escolher um ghostwriter é uma tarefa complicada, até porque você deve estar fazendo isso pela primeira vez. Estou aqui para ajudar.
Um ghostwriter tem a habilidade de transformar suas ideias em palavras, capturando sua voz e estilo, estruturando a obra de uma maneira autêntica e transmitindo por meio de palavras os sentimentos que você, como autor, deseja transmitir ao leitor.
Encontrar o escritor fantasma certo é a chave para garantir que suas histórias sejam contadas da melhor maneira possível, mas num mar de possibilidades, de estranhos na internet oferecendo escrever seu livro em um mês, enquanto outros pedem um ano; cobrando 2 mil reais enquanto outros insistem que o serviço custa cerca de 50 mil...
...como fazer a escolha certa sem cair numa furada?
O que é um Ghostwriter?
Ghostwriters são escritores profissionais que escrevem livros em nome de outra pessoa, geralmente sem receber crédito público. Eles podem trabalhar em várias áreas além dos livros, como artigos, discursos ou roteiros. A maioria dos livros de influencers, YouTubers, gurus e experts que você lê foram escritos por ghostwriters.
Aliás, na lista de mais vendidos de não-ficção, há grandes chances de que a maioria desses livros foram escritos por ghostwriters.
Quais são as vantagens de contratar um ghostwriter?
Economia de tempo e energia: escrever não é fácil! E não se engane, a Inteligência Artificial ainda não escreve bem. Detectar temas, desenvolver narrativas, criar uma voz única, estruturar... tudo isso é difícil e exige experiência. Um ghostwriter pode fazer isso por você.
Autenticidade e impacto emocional: um bom escritor saber transmitir sentimentos na voz única e autêntica do autor, coisa que a IA ainda não consegue fazer.
Segurança: A IA usará de textos alheios para compor o seu, então as chances de você estar plagiando alguém são altas. Ter um escritor de verdade criando um texto exclusivo é a melhor forma de se destacar e evitar problemas legais.
A Importância da Escolha Certa
Escolher o ghostwriter adequado é vital para o sucesso do seu projeto. Um bom ghostwriter deve não apenas capturar seu estilo e voz, mas também oferecer suas próprias habilidades de escrita e criatividade. Ele deve ouvir você, entender sua história e constantemente alinhar com você o que espera transmitir ao leitor.
Além disso, a experiência do escritor é fundamental. Ele já trabalhou com diversas pessoas e sabe entrevistar o autor, fazendo perguntas relevantes que o ajudam a captar a essência da sua mensagem.
O mais importante é que você:
Se sinta seguro em relação a sua escolha, já que vocês vão trabalhar juntos por meses.
Não tenha dúvidas em relação às etapas do projeto e prazos.
Você se sinta respeitado e ouvido pelo seu ghostwriter.
O que nem sempre é importante:
Que o ghostwriter entenda do assunto que você deseja tratar no livro. Sei que parece contraintuitivo, mas o maior poder do ghost é ser leigo naquele assunto e poder fazer as perguntas certas, afinal, se ele vai escrever para o público, ele precisa antecipar as dúvidas desse público. Há uma referência a isso, bastante interessante, no livro "O Fantasma", de Robert Harris.
Que num nível "pessoal", você goste do seu ghostwriter. Apesar de ser mais gostoso trabalhar com quem a gente gosta e se identifica, o mais importante é que o ghost te ouça, entenda a mensagem que quer transmitir e seja profissional.
Passos para Encontrar o Ghostwriter Ideal
1. Defina Suas Necessidades
Antes de começar a busca, é importante ter clareza sobre o que você deseja. Pergunte-se:
Qual é o objetivo do seu projeto?
Qual é o seu público-alvo?
Qual é o prazo?
Como você vai entregar seu conteúdo ao ghostwriter? (entrevistas, documentos, vídeos etc)
Lembre-se que a qualidade do seu projeto depende da sua comunicação com seu ghostwriter. Se você não consegue transmitir o que quer, ele não conseguirá entregar um livro de acordo com suas expectativas. Por isso, conversas são fundamentais.
2. Pesquise Candidatos
Depois de definir suas necessidades, pesquise ghostwriters que atendam a essas demandas. Cuidado com tudo o que parece rápido e barato demais. Bons escritores têm talento, profissionalismo e raramente vão escrever seu livro muito rápido e por um valor bem abaixo do mercado. Bons ghostwriters não estão desesperados por dinheiro.
Entenda se o ghost não fornecer referências, afinal, seu trabalho é sigiloso.
Se possível, consulte amigos ou colegas que já trabalharam com ghosts.
Precisa de um ghostwriter? Entre em contato comigo!
3. Realize Entrevistas
Uma vez que você tenha alguns candidatos promissores, entreviste-os. Isso pode ser feito via chamada de vídeo ou pessoalmente.
Discuta seu Projeto: Compartilhe suas ideias e observe como o escritor responde.
Pergunte sobre o Processo: Saber como o ghostwriter trabalha pode ajudar a determinar se ele atende a suas necessidades.
Entrevistas proporcionam clareza e ajudam na avaliação da compatibilidade entre você e o escritor.
4. Considere o Orçamento e o Prazo
Os custos de ghostwriters podem variar bastante. É fundamental estabelecer um orçamento claro.
Orçamentos: Solicite valores de diferentes ghostwriters. Uma dica: se a pessoa "enrolar" demais para passar um orçamento, fique atento. Bons ghostwriters não têm vergonha de quanto cobram e devem ser diretos e rápidos ao passar um orçamento assim que tiverem em mãos todas as informações para isso.
Cronograma: Confirme se o escritor pode atender seu prazo e se ele é realista.
Sinais de um Bom Ghostwriter
1. Comunicação Clara
Um excelente ghostwriter deve ser um bom comunicador, oferecendo feedback sobre suas ideias e mantendo uma comunicação aberta durante todo o processo.
2. Flexibilidade
A habilidade de se adaptar e incorporar feedback é fundamental. Um ghostwriter flexível trabalha com você para garantir que o resultado esteja em linha com suas expectativas. Ele pode dar alguns insights sobre o mercado que ele conhece melhor do que você, por exemplo, explicando que tipo de linguagem é adequada ao público-alvo e quais escolhas podem tornar sua escrita mais comercial. Ouça-o, também. No fim, no entanto, ele deve entregar o que o autor pediu.
3. Pesquisa e Empatia
Um grande escritor fantasma realiza pesquisas e entende suas perspectivas. Essa empatia permite que eles capturem a essência do que você quer expressar.
4. Confidencialidade
Você deve se sentir seguro ao compartilhar suas ideias e informações com seu ghostwriter. Um bom profissional sempre respeitará sua privacidade.
Sugestões para uma Escolha Eficiente
1. Não Tenha Pressa
Dedique tempo para a pesquisa e seleção. Encontrar o ghostwriter ideal pode levar um tempo, mas essa formação vale o investimento e pode te poupar dores de cabeça e perdas financeiras.
2. Estabeleça um Contrato
Após encontrar o ghostwriter certo, é importante formalizar um contrato, que ele já deve ter pronto. Ele deve especificar os termos do trabalho, prazos, pagamentos etc.
Por fim...
Encontrar o ghostwriter ideal não precisa ser um martírio. Apesar de muitas armadilhas do mercado, como ghosts escrevendo 100% com inteligência artificial e editoras que oferecem "pacotões" de escrita + editoração + impressão, existem sim bom profissionais no mercado, que escrevem bons livros há muitos anos.
Lembre-se de que o processo envolve colaboração e compreensão mútua, essenciais para criar material que se conecte com seu público. Com essas dicas, você está mais preparado para encontrar o ghostwriter que transformará suas ideias em palavras.
Cláudia, preciso de um ghostwriter!
Entre em contato por meio do claudialemesescritora@gmail.com.
Комментарии